English

Momento de atualização do SAP: do SAP ECC ao S/4HANA

  • Home
  • SAP
  • Momento de atualização do SAP: do SAP ECC ao S/4HANA

2027: Este é o prazo anunciado para o fim do suporte do SAP ECC. E está bem perto! O motivo para essa descontinuidade é o fato de o sistema não atender de forma completa às inovações e necessidades tecnológicas atuais. Afinal, o software que está há 15 anos no mercado, foi projetado para o perfil empresarial de um período específico, e agora ele já não comporta a agilidade e a eficiência necessárias para um novo cenário.

Logo, as empresas que ainda utilizam o SAP ECC precisarão migrar para uma plataforma mais moderna e escalável, como o S/4HANA, e continuar a receber suporte para atualizações e melhorias contínuas.

Conforme explica o especialista global em SAP da ETHO, Ricardo Soares, “essa é uma evolução natural do produto, a tecnologia é assim. Para a tomada de decisão, é preciso conhecer o problema e saber quais são as alternativas que o cliente tem. Quais os possíveis cenários do mercado.”

Embora esse anúncio não seja uma novidade, ele soa como um alerta constante para as empresas que ainda utilizam essa versão do sistema SAP ECC. O motivo é que essa é a hora de tomar uma decisão importante: atualizar para o SAP S/4HANA, ou buscar alternativas.

De acordo com o IDC, cerca de 34% das empresas já estão se preparando para a migração para o S/4 HANA e ainda segundo a Gartner, 22% dos líderes de negócios estão cientes da necessidade de migração.

No entanto, desde o entendimento do problema até a atualização de fato será um processo longo, que vai consumir tempo e recursos das organizações e, por isso, exige um planejamento cuidadoso e com uma estratégia bem definida para proporcionar uma transição mais suave possível.

Neste blog, saiba os principais aspectos dessa transição, como aproveitar ao máximo os benefícios do SAP S/4HANA e algumas alternativas que podem ser avaliadas. Confira a leitura completa!

Mudar do SAP ECC para o S/4HANA é mesmo preciso?

A migração para o S/4HANA é uma tendência para a maioria das empresas, mas não se pode dizer que é o único caminho. Embora a SAP tenha anunciado o fim do suporte total para o SAP ECC em 2027 é preciso entender o cenário atual de cada organização para que a tomada de decisão seja feita de modo consciente e adequada à realidade de cada empresa.

No entanto, dados de pesquisas recentes indicam que a migração está lenta no mundo e no Brasil, abaixo da média global. Isso sugere que muitas empresas ainda estão avaliando a decisão ou não estão preparadas para realizar a migração, possivelmente por fatores como a complexidade do processo, a necessidade de recursos financeiros e humanos e a falta de conhecimento sobre as novas funcionalidades e benefícios do S/4HANA.

Esses números demonstram o panorama das empresas na tomada de decisão. Eles foram extraídos das fontes: Brasil (Pesquisa Mignow – novembro de 2023) e Mundo (Pesquisa SAP Insider de março de 2024):

● 21% das empresas no mundo e 17% no Brasil já migraram.

● 65% das empresas no mundo e 63% no Brasil têm planos para migrar até 2027.

● 9% no mundo e 14% no Brasil ainda não têm planos.

● 5% no mundo e 6% no Brasil não pretendem migrar.

Diante da necessidade de fazer um entendimento das implicações e alternativas até a tomada de decisão pelos executivos, o fim do suporte total da SAP para o ECC em 2027 é um prazo que não pode ser ignorado. Isso porque caso nada seja feito, a partir de 2028 as empresas não terão acesso a novas versões do software, atualizações de tecnologia, orientações técnicas de especialistas, pacotes de correção, adaptação de funcionalidades e outros recursos. Deixar a discussão para o último momento também não parece ser uma boa estratégia diante da alta demanda de profissionais SAP esperada para os próximos 2 a 3 anos.

Logo, as empresas que não desejam perder competitividade, receita e clientes precisam se mexer. Caso seja decidido migrar para o S/4HANA, essa representa a última geração do sistema ERP da SAP, com recursos importantes para as organizações, como melhorias em funcionalidades, segurança e novas tecnologias como inteligência artificial.

Além disso, o S/4HANA é uma plataforma mais escalável e flexível, o que permite que as empresas se tornem ainda mais ágeis e competitivas. Com a tecnologia em constante evolução, as soluções precisam atender novas demandas e as empresas devem se adequar para continuar no mercado.

Nesse contexto, a migração para o S/4HANA é um passo importante para as empresas que desejam manter-se atualizadas e competitivas, pois o ECC não comporta as tecnologias inteligentes mais atuais.

Fatores relevantes que influenciam a adoção do S/4 HANA

A escolha pelo SAP S/4HANA pode ser motivada por alguns fatores importantes, entre eles:

  • Necessidade de melhorar a eficiência operacional;
  • Capacidade de lidar com volumes crescentes de dados;
  • Demanda por uma plataforma mais escalável e flexível;
  • Redução de custos;
  • Redução de riscos;
  • Melhora na competitividade.

Assim, as empresas que buscam uma vantagem competitiva e melhora da sua capacidade de resposta a mudanças no mercado podem encontrar o S/4HANA como uma solução para atender a essas necessidades.

Principais desafios da migração do SAP ECC para o S/4HANA

Sabemos que a migração do SAP ECC para o S/4HANA é um processo trabalhoso que envolve várias etapas e desafios e que irá consumir tempo e recursos das organizações, num momento em que orçamentos enxutos e foco em eficiência são prioridades.

Dependendo do cenário escolhido, pode existir a necessidade de reestruturar e reorganizar os dados e processos atuais para se adaptar às novas funcionalidades e arquitetura do S/4HANA. Isso pode ser demorado e demandar um grande esforço de planejamento e execução.

Além disso, a migração também requer o treinamento dos usuários e da equipe de TI para lidar com as novas funcionalidades e interfaces do S/4HANA, o que pode ser um desafio imenso, sobretudo para as empresas com uma grande base de usuários.

Outro ponto de atenção é garantir a integridade dos dados e a continuidade dos processos durante esse período de migração. O que pode ser bastante desafiador nas empresas que dependem de processos críticos e prazos de entrega curtos. E também, a migração exige a atualização e a reconfiguração da infraestrutura de TI. Mas, com um planejamento cuidadoso e uma estratégia bem definida, é possível dar continuidade dos processos e a integridade dos dados de forma mais suave.

Ricardo Soares reforça ainda que “esse é um processo que exige planejamento, investimento, e alternativas para ser feito, dependendo da realidade do SAP ECC na empresa, terá mais ou menos trabalho. E a questão principal é entender qual o benefício dessa mudança.”

Como as empresas estão se preparando para isso?

Um projeto de migração concorrerá com outras iniciativas e aí surge o primeiro e mais importante desafio: deixar os executivos alinhados quanto à necessidade, custos, benefícios e alternativas possíveis à migração para S/4HANA. Pesquisas mostram que a maioria dos executivos está longe de entender a necessidade para poder tomar a decisão mais adequada. A recomendação é iniciar por uma fase curta de alinhamento e conscientização executiva, tipicamente de 4 semanas, e fazer o “dever de casa”, informando os executivos sobre a mudança, impactos, benefícios, riscos envolvidos com a migração.

Considerar opções e alternativas também faz parte desta fase, que tipo de migração pode ser feita e, caso não se decida pela migração, quais seriam as alternativas disponíveis, impactos e riscos associados. Uma vez que os executivos tenham entendido e estejam alinhados sobre as alternativas possíveis, pode-se seguir a fase de preparação e planejamento da(s) alternativa(s) escolhida(s), tipicamente de 8 a 12 semanas, detalhando escopo, recursos internos e terceirizados, prazo e custos, principalmente. O resultado é submetido para aprovação executiva e após esta fase tem início a mobilização e contratação dos recursos necessários para a execução do projeto.

Como a ETHO pode contribuir com as organizações nessa mudança?

Nesse contexto de atualização, já sabemos que mudar é fundamental. No entanto, é preciso fazer isso com planejamento! Antes de tudo, é necessário saber quais são as particularidades e prioridades de cada empresa, para assim, acessar as alternativas disponíveis para esse período de transição e selecionar a melhor opção para cada organização.

A ETHO tem experiência e está pronta para entender os perfis e cenários ideais para cada cliente. Além de oferecer soluções para as etapas da migração em todos os aspectos: desde a preparação para a mudança, a execução, a gestão e a alocação de recursos técnicos especializados.

Caso sua empresa esteja em qualquer fase do momento da mudança, converse com um dos nossos especialistas.

Comments are closed