English

GenIA: como essa tecnologia mudou o mundo dos negócios

A Inteligência Artificial Generativa (GenIA) já não é mais uma tecnologia em fase de teste, mas uma potência que se apresenta ao futuro dos negócios. O impacto econômico da IA pode representar uma mudança global significativa nos próximos anos. Setores como a indústria, a educação e a saúde já experimentam esses avanços, desde a criação de designs inovadores até diagnósticos médicos mais precisos e personalizados.

A adoção da GenIA já se tornou uma necessidade urgente para empresas que desejam manter sua competitividade. Não basta mais considerar se a IA deve ser incorporada, mas como fazer isso de maneira eficaz. Parcerias estratégicas com fornecedores de tecnologia, capazes de escalar e integrar soluções com as já existentes, são fundamentais nesse processo de potencializar o valor da mudança tecnológica.

As empresas estão sendo classificadas em três perfis: as que utilizam ferramentas prontas, as que personalizam essas ferramentas com seus próprios dados e as que desenvolvem soluções sob medida. O que determinará o sucesso na implementação da GenIA não será o tamanho da empresa, mas a capacidade de adaptação e a maturidade da cultura digital. 

Confira nosso blog e entenda como a GenIA pode impactar e transformar sua empresa! 

O que é IA Generativa?

A IA generativa é um tipo de inteligência artificial que cria novos conteúdos, como textos, imagens, músicas, áudios e vídeos. Ela utiliza grandes modelos de IA, conhecidos como modelos de fundação e é capaz de executar diversas tarefas ao mesmo tempo, desde resumos até perguntas e respostas. Esses modelos podem ser facilmente adaptados para usos específicos com um mínimo de dados de exemplo.

Como funciona a IA Generativa?

Essa é uma tecnologia avançada que permite à IA criar novos conteúdos, como textos, imagens, músicas e até mesmo código. Ao invés de apenas executar tarefas pré-definidas ou responder a perguntas com base em dados armazenados, a IA generativa é capaz de gerar material original a partir de padrões aprendidos durante o treinamento. 

Isso se torna uma verdadeira potência em diversas aplicações, desde a criação de obras de arte, o desenvolvimento de novos produtos até a automação de processos criativos em negócios e mercados. A capacidade de inovação faz da Inteligência Artificial Generativa uma ferramenta transformadora. Ela representa um salto significativo no campo da IA ao abrir portas para a criatividade e a eficiência das máquinas, isso complementa e expande as capacidades humanas.

Os modelos de IA generativa funcionam de maneira semelhante ao cérebro humano, prevendo o que acontecerá a seguir e aprendendo com as diferenças entre previsões e realidade. Começam com redes neurais artificiais, onde cada um desses neurônios, digamos assim, processa informações e passa os resultados para a próxima camada. Durante o treinamento, o modelo ajusta os parâmetros com base em erros e acertos, refinando as previsões ao longo do tempo.

Embora saibamos como os modelos são projetados e treinados, a operação interna desses sistemas ainda é complexa e não totalmente compreendida. A habilidade da IA generativa de criar conteúdo original ainda não pode ser completamente explicada, mesmo com a evolução dos estudos sobre o assunto.

Principais usos da IA Generativa

Ela pode transformar interações com clientes, melhorar pesquisas e chats, explorar grandes volumes de dados não estruturados e ajudar em tarefas repetitivas, como responder a RFPs ou localizar conteúdo de marketing em vários idiomas. Também oferece informações e respostas em formatos amigáveis, adaptando-se ao contexto de cada interação e mudando a forma como as organizações processam e utilizam informações. Isso permite que as empresas se tornem mais ágeis, criativas e conectadas com seus públicos. 

Quais as principais semelhanças e diferenças da IA Generativa e Tradicional

Enquanto a Inteligência Artificial é um campo amplo dentro da TI, a IA generativa é uma subcategoria emergente. A IA generativa compartilha várias características com a IA tradicional, mas também apresenta diferenças significativas. Veja quais! 

  • Características comuns

Ambas dependem de grandes volumes de dados para treinamento e para tomada de decisões. Elas identificam padrões nos dados e utilizam esse conhecimento para fazer previsões e ajustar seu comportamento. Seja a IA generativa ou a tradicional, elas podem ser aprimoradas ao longo do tempo, ajustar os parâmetros com base em feedback ou novas informações.

  • Principais diferenças

As IA tradicionais geralmente são projetadas para executar tarefas específicas de maneira mais eficiente do que os humanos, como detectar fraudes em cartões de crédito ou fornecer direções. Já a IA generativa é mais abrangente e cria conteúdo novo e original com base em seus dados de treinamento. 

Enquanto os sistemas tradicionais costumam ser treinados em dados específicos para funções determinadas, os modelos de IA generativa são treinados em conjuntos de dados extensos e variados e depois podem ser ajustados para tarefas específicas. 

Além disso, a IA tradicional utiliza frequentemente dados rotulados em técnicas de aprendizagem supervisionada, enquanto a IA generativa é inicialmente treinada com dados não rotulados, utilizando aprendizagem não supervisionada.

Impacto da IA Generativa

A IA generativa é baseada em redes neurais e capaz de criar novos conteúdos em texto, imagem, vídeo ou áudio a partir de prompts fornecidos pelos usuários. A expectativa é que ela impulsione significativamente a produtividade em áreas que, até agora, resistiam à automação, como decisões estratégicas e colaboração intelectual.

Pesquisas demonstram que a IA generativa pode transformar áreas como operações de clientes, marketing e vendas, engenharia de software e pesquisa e desenvolvimento. Além disso, pode acelerar a descoberta de novos medicamentos e a criação de materiais. Empresas e setores como tecnologia, bancos, farmacêuticos, educação e saúde podem se beneficiar muito com essa tecnologia.

Qual a importância da IA generativa? 

A IA generativa simplifica tarefas do conhecimento, como análise de dados e criação de conteúdo, potencializando a eficiência e a criatividade no trabalho. No marketing, por exemplo, ela elimina a necessidade de engenharia de dados extensiva, permitindo a integração e análise direta de informações de diversas fontes, como redes sociais e feedback de clientes. Isso facilita a obtenção de informações e o desenvolvimento de campanhas publicitárias mais eficazes. Os modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) agilizam processos que antes demoravam e eram caros.

Essa tecnologia também impacta o atendimento ao cliente, ao automatizar a análise e resposta a perguntas, o que melhora a eficiência e a personalização do suporte. Em engenharia de software, a IA generativa pode acelerar o desenvolvimento de aplicativos, desde a análise de dados e sugestões de configuração até a identificação e correção de erros no código. Na pesquisa e desenvolvimento, permite criar designs e testar produtos mais rapidamente, acelerando a inovação e a descoberta de novos medicamentos.

Os principais benefícios da IA generativa incluem:

  • melhora na produtividade;
  • redução de custos;
  • maior satisfação do cliente;
  • facilidade na realização de tarefas complexas com menos esforço e tempo;
  • diminuição de erros e custos operacionais;
  • fornecimento de suporte personalizado e em tempo real;
  • ajuda na tomada de decisões mais informadas por meio da análise avançada de dados.

Ou seja, a IA generativa além de automatizar tarefas rotineiras, impulsiona a inovação, aumenta a eficiência e a capacidade criativa em várias áreas. 

O Futuro da IA Generativa

Embora não se possa ter total clareza de como a IA generativa impactará as empresas e a forma como trabalhamos, é bastante notório os grandes investimentos que estão sendo direcionados para a IA generativa em várias áreas. De acordo com o Gartner, 40% das aplicações corporativas terão IA de conversação incorporada até 2024, 30% das empresas terão estratégias de desenvolvimento e teste impulsionadas por IA até 2025.

No entanto, os riscos e limitações da IA generativa podem dificultar esse avanço acelerado. Ajustar modelos generativos para entender as especificidades de um negócio pode ser um desafio e a execução de tais modelos pode ser cara. Além disso, os riscos de exposição de informações comerciais sigilosas podem afastar algumas empresas.

Pode ser que a evolução aconteça mais lentamente do que muitos esperam. A Internet, por exemplo, demorou mais de uma década para se tornar o que era esperado no início, período durante o qual foram desenvolvidas as infraestruturas necessárias e as pessoas ajustaram seu comportamento às novas possibilidades. A IA generativa pode ser um novo meio com o desenvolvimento parecido.

Especialistas refletem sobre o futuro da IA generativa nos negócios, muitos acreditam que isso pode transformar a forma como são formadas as empresas. As futuras organizações baseadas em automação por IA generativa podem ter uma vantagem competitiva. Esse modelo de empresa pode ser bastante diferente do que conhecemos hoje. 

ETHO IT Solutions nesse cenário

A ETHO IT Solutions acompanha as tendências das tecnologias emergentes pois conta com profissionais experientes e certificados. Os treinamentos desenvolvidos em modelos Bootcamps para treinar colaboradores de TI nas empresas e também a expertise dos nossos Hot Skills para atuar nas demandas de transformação digital, tornam nossa empresa uma parceira sólida que está sempre à frente das mudanças tecnológicas do mundo. 

Conte com a ETHO IT Solutions, converse com um de nossos especialistas! 

FONTE: https://aiotbrasil.com.br/noticias/genia-e-o-impacto-profundo-da-tecnologia-no-futuro

https://www.oracle.com/br/artificial-intelligence/generative-ai/what-is-generative-ai

Comments are closed